Agora que você já compreende a importância de contratar um contador. É bom ter alguns parâmetros para definir qual profissional ou escritório vai atuar ao seu lado.
Separamos algumas sugestões para ajudar você nessa decisão. Levando em consideração nossa experiência cotidiana.
Valorize as indicações.
Qualquer serviço que você for contratar pode lançar mão desta prática. Entre seus conhecidos, alguém pode lhe indicar um profissional do ramo?
Todos nós quando recebemos um bom produto ou serviço gostamos de passar adiante nossa experiência no assunto. Você conseguirá diversas opções somente perguntando a sua rede de relacionamento. Experimente!
Bons profissionais costumam preencher suas agendas apenas com serviços realizados por indicação. Indicação é uma via de mão dupla. O cliente conhece profissionais já bem avaliados pela sociedade. E o prestador de serviço atende clientes de perfil mais adequado ao seu nicho. Todos ganham.
A cada dia que passa a internet é mais presente no nosso dia a dia. Hoje existem geladeiras que informam o que está faltando na sua dispensa.
Por que então não pesquisar na internet?
As ferramentas de busca hoje são desenvolvidas inclusive para lhe enviar sugestões de acordo com a sua localização. Se você mora em São Paulo, muito provavelmente sua pesquisa trará resultados desta região.
E tem mais! Se você é usuário constante dessas tecnologias, já existe um perfil seu bem definido nos dispositivos que você acessa. Isso mesmo! Desde sua preferência musical, sua rotina e muito mais. Mas não se preocupe. Essas informações servem para refinar as respostas de suas pesquisas nessas redes socais.
Ou seja, ao pesquisar “escritório de contabilidade”, as respostas serão inicialmente pelos mais próximos e adequados ao seu perfil.
Após encontrar alguns resultados, procure por “clientes satisfeitos”, no site ou rede social desses escritórios. Lá você terá um feedback real do serviço prestado por cada instituição.
Avalie a regularidade do escritório
Serviços de contabilidade são regulados pelo Conselho Regional de Contabilidade.
Por isso, o profissional escolhido deve estar com suas obrigações em dia frente a este conselho.
Nossa sociedade é repleta de “malandros”. Eles ficam à espreita de pessoas desorientadas para enganar e tirar vantagem.
Fique ligado! Profissionais idôneos são rápidos em informar seus registros quando solicitados.
Quanto pagar pelo serviço contábil?
Nesse ponto você vai se deparar com uma variedade de valores.
Não se assuste!
A tarefa aqui é deixar bem claro que tipos de serviços você vai contratar. Abertura de empresa, emissão de notas fiscais, folha de pagamento, etc. A cada serviço acrescentado o valor do honorário vai aumentar.
Defina primeiro o que você precisa e negocie com o contador.
Não caia na armadilha de preços baixos. Depois a cada serviço solicitado uma taxa extra lhe será cobrada. No final, a despesa será muito maior.
Outra cilada do preço baixo é a ineficiência do serviço realizado. Profissionais bons e ruins estão por todos os lados. Não se abrace ao primeiro que encontrar. Normalmente no primeiro encontro todo mundo parece bonito, inteligente e bem-sucedido. Aqui não será diferente.
Em contabilidade: segurança, disponibilidade e experiência tem um preço.
Você não quer deixar o seu negócio nas mãos de qualquer um. O risco do seu sonho ir por água abaixo é grande. E os prejuízos podem ser irreversíveis.
Custo e benefício andam juntos. Tenha paciência para conversar com os interessados em lhe atender e negocie!
—
Agora que você tem essas dicas e se empreender é o seu desejo.
Vá em frente! Depois conte para nós como foi sua experiência na escolha do parceiro contábil para o seu negócio.